A ditadura chilena revisitada estética e dramaturgicamente na obra de Juan Radrigán / The Chilean dictatorship aesthetically and dramaturgically revisited in the work of Juan Radrigán

Marcos Antônio Alexandre

Resumo


Resumo: Este artigo propõe tecer considerações sobre a obra dramatúrgica de Juan Radrigán, observando a relação de seus textos com o contexto ditatorial chileno. Reconhecido pelo fato de suas personagens serem representantes das classes populares, homens e mulheres que ocupam as margens dos centros urbanos com seus corpos e suas identidades fragmentadas, esteticamente, a produção dramatúrgica de Radrigán é nomeada como “teatro da sinceridade”. Trata-se de uma obra que expõe uma linguagem específica, filosófica e poética; uma dramaturgia que dá voz a sujeitos que, apesar de se apresentarem física e psicologicamente degradados, descortinam os “absurdos” do sistema vigente.
Palavras chaves: ditadura chilena; dramaturgia chilena; Juan Radrigán.

Abstract: This article proposes to carry out some considerations about the dramaturgical work of Juan Radrigán, observing the relationship of his texts with the Chilean dictatorial context. Recognized for the fact that his characters are representatives of the popular classes, men and women who occupy the margins of urban centers with their bodies and their fragmented identities, aesthetically, Radrigán’s dramaturgical production is named as “theater of sincerity”. It is a kind of play that exposes a specific, philosophical and poetic language; a drama that gives voice to subjects who, despite of being physically and psychologically degraded, reveal the “absurdities” of the current system.
Keywords: Chilean dictatorship; Chilean dramaturgy; Juan Radrigán.


Palavras-chave


ditadura chilena; dramaturgia chilena; Juan Radrigán; Chilean dictatorship; Chilean dramaturgy

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRE, Marcos, Antônio. Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares. Orientadora: Sara Del Carmen Rojo de la Rosa. 2004. Tese (Doutorado em Letras, Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25. Acesso em 23 maio 2023.

COLLIER, Simon; SATER, William F. Historia de Chile, 1808-1994. Tradução de Milena Grass. Madrid: Cambridge University Press, 1998.

DITADURA de Pinochet no Chile deixou mais de 40 mil mortes, diz relatório. In: G1. [S. l.], 18 ago. 2011. Disponível em:

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Chile 1973: Crónica de una tragedia organizada. In: ARCHIVO CHILE: Web del Centro Estudios “Miguel Enríquez”(CEME), Setembro 2002. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2023.

MOLINA SILVA, Carlos; PEÑA GONZÁLEZ, Jéssica. El existencialismo en la obra de Juan Radrigán. Informe final Seminario de grado: Humanismo y marginalidad: una década del teatro chileno (1976-1986). Santiago de Chile: Universidad de Chile – Facultad de Filosofía y Humanidades – Departamento de Literatura, 2000.

OYARZÚN, Carola. Discurso de entrega Premio José Nuez a Juan Radrigán. Taller de Letras: Revista del Instituto de Letras de Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago de Chile n. 27, p. 205-208, 1999.

OYARZÚN, Carola. Juan Radrigán visto a partir da leitura crítica de Carola Oyarzún. [Entrevista cedida a] Marcos Antônio Alexandre. Santiago do Chile, 02 ago. 2001. In: ALEXANDRE, Marcos, Antônio. Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares. Orientadora: Sara Del Carmen Rojo de la Rosa. 2004. Tese (Doutorado em Letras, Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2004. p. 307-315. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25. Acesso em 23/05/2023.

RADRIGÁN, Juan. Dialogando com Juan Radrigán. [Entrevista cedida a] Marcos Antônio Alexandre. Santiago do Chile, 09 ago. 2001. In: ALEXANDRE, Marcos, Antônio. Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares. Orientadora: Sara Del Carmen Rojo de la Rosa. 2004. Tese (Doutorado em Letras, Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2004. p. 286-306. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25. Acesso em 23/05/2023.

RADRIGÁN, Juan. Discurso de agradecimiento Premio José Nuez. Taller de Letras: Revista del Instituto de Letras de Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago de Chile, n. 27, p. 209-210, 1999.

RADRIGÁN, Juan. El príncipe desolado. Conjunto: Revista de Teatro Latinoamericano Casa de las Américas, La Habana, Cuba, n. 111, p. 61-75, dez. 1998.

RADRIGÁN, Juan. Fatos Consumados. Antologia teatral da latinidade: César Brie, Juan Radirgán, Ramón Griffero e Michel Azana (org. Marcos Antônio Alexande, Maria Lúcia Jacob Dias de Barros e Sara Rojo). Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009. p. 37-98.

RADRIGÁN, Juan. Hechos consumados: Teatro 11 obras. 2. ed. Santiago: LOM Ediciones, 1998.

RADRIGÁN, Juan. La Contienda Humana. Santiago: Ediciones Literatura Alternativa, 1989.

ROJO, Grínor; ROJO, Sara. Teatro chileno: 1983-1987. (Observaciones preliminares). Teatro: Revista de estudios teatrales, Madrid, v. 2, n. 2, p. 105-128, dez. 1992.

ROJO, Sara. Situación Actual de los Teatros Independientes en Chile. 1984. Tesis para optar al grado de magíster en Letras con mención en Literaturas Hispánicas. Instituto de Letras, Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago de Chile, 1984.

SALAZAR, Gabriel; PINTO, Julio. Historia contemporánea de Chile I: Estado, legitimidad, ciudadanía. Santiago de Chile: LOM Ediciones, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.0.0.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Marcos Antônio Alexandre

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.