Calle Santa Fe: a elaboração do trauma no cinema andarilho de Carmen Castillo / Calle Santa Fe: the elaboration of trauma in Carmen Castillo’s displaced cinema

Guilherme Araujo dos Santos

Resumo


Resumo: O presente artigo propõe investigar como o chamado “documentário de busca”, definido por Bernardet (2005) como uma relevante ferramenta de acesso à subjetividade, pode auxiliar na revisão de traumas deixados pela ditadura militar chilena. Entre inquietações e um consequente estado de melancolia expostos pela cineasta Carmen Castillo, interessa analisar no filme Calle Santa Fe (2007), particularmente sob o escopo das teorias da imagem e da literatura, o trânsito existente entre cinema, ensaio e narrativa autobiográfica. Estas searas, uma vez entrecruzadas, concebem um gesto que possibilita acionar no sujeito novas referências para a elaboração do passado e a possibilidade de reconstruir-se diante do trauma.Palavras-chave: cinema; ditadura militar; Chile; trauma; melancolia.

Abstract: This article proposes to investigate how the so-called “search documentary”, defined by Bernardet (2005) as a relevant tool for accessing subjectivity, can help in reviewing the traumas left by the Chilean military dictatorship. Between concerns and a consequent state of melancholy exposed by filmmaker Carmen Castillo, it is particularly interesting to analyze in the film Calle Santa Fe (2007), under the scope of theories of image and literature, the existing transit between cinema, essay and autobiographical narrative. These fields, once intersected, conceive a gesture that makes it possible to trigger new references in the subject for the elaboration of the past and the possibility of reconstructing oneself in the face of trauma.
Keywords: cinema; military dictatorship; Chile; trauma; melancholy.


Palavras-chave


cinema; ditadura militar; Chile; trauma; melancolia; military dictatorship; Chile; trauma; melancholy

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Mateus. Straub, Huillet e o ensaísmo dos outros. Devires, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 108-137, jan./jul. 2013. Disponível em . Acesso em: 13 maio 2023.

BARTOLOMEU, Anna Karina Castanheira.; VEIGA, Roberta; MAROTTA, Letícia. A ditadura militar “por” e “entre” mulheres: o cinema contra o apagamento histórico em Retratos de Identificação e Setenta. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 103-130, 2019.

BARTOLOMEU, Anna Karina Castanheira; VEIGA, Roberta. Rastro e aura em Diário de uma busca. In: VEIGA, Roberta; MAIA, Carla; GUIMARÃES, Victor. Limiar e partilha: uma experiência com filmes Brasileiros. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2015. p. 126-152.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BERNARDET, Jean Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir. (org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. (Coleção Portátil, 26)

CALLE Santa Fe. Direção e roteiro: Carmen Castillo. Produção: Leonora González, Mary Ann Beausire, Pablo Sierralta. Música: Juan Carlos Zagal. França: Les Films d’Ici S.A. 2007. 167 min. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2022.

CASTILLO, Carmen. Un dia de octubre en Santiago. Santiago: LOM Ediciones, 1999. (Colección Septiembre)

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Tradução Luís Carlos Borges. Campinas: Papirus, 2015. (Coleção Campo Imagético)

DELEUZE, Gilles. L’île déserte et autres textes. Paris: Minuit, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

EL PAÍS de mi padre. Direção: Carmen Castillo. Música: Mariana Montalvo. França: Les Films d’Ici S.A. 2006. 75 min. Disponível em: . Acesso em: 6 dez. 2022.

ELTIT, Diamela. Emergencias: escritos sobre literatura, arte y política. Seix Barral Editorial: Santiago, 2014.

FONT, Gabriel Boric. Primer discurso en el Palacio de La Moneda del presidente Gabriel Boric Font. In: GOBIERNO DE CHILE. Prensa presidencial, 11 mar. 2022. Site. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2022.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Ebook. (Obras completas, v. 12)

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas: Autores Associados, 2013.

INCA de oro. Direção: Patrick Grandperret. Roteiro: Carmen Castillo e Sylvie Blum. França: Arte 1996. 57 min. Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2022.

LA FLACA Alejandra. Direção: Carmen Castillo e Guy Girard. Roteiro: Carmen Castillo. Chile: Ina, France 3, Channel 4.. 1994. 60 minutos. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2022.

LAGOS OLIVERO, Claudio. Cine chileno en el Santiago del apagón cultural (1980-1989). Santiago: Ediciones Universidad Finis Terrae, 2019.

LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Lisboa: Edições Vendaval, 2003.

PIGEAUD, Jackie. Présentation. In: Aristote. L’homme de génie et la mélancolie: problème XXX, 1. Paris: Rivages, 1988.

PIRALIAN, Hélène. Genocidio y transmisión. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.

ROJO, Grínor. Discrepancias del bicentenario. Santiago: Lom, 2010.

ROJO, Sara. Um percurso pelas imagens de Neruda no cinema e no teatro. Belo Horizonte: Editora Javali, 2021.

SARLO, Beatriz. Relato, historia y memoria. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 17-32, 2021. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2023.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicologia clínica, v. 20, n. 1, p. 65-82, 2008. Disponível em . Acesso em: 24 maio 2023.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

VEIGA, Roberta Veiga. Por uma política da rememoração: a potência histórica no cinema de experiência pessoal. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 03, p. 187-210, dez. 2016/mar. 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.0.0.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Guilherme Araujo dos Santos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.