La Bicicleta e o Colectivo Acciones de Arte (CADA): resistência político-cultural no Chile ditatorial / La Bicicleta and the Colectivo Acciones de Arte (CADA): political-cultural resistance in dictatorial Chile

Adriane Vidal Costa, Isadora Bolina Monteiro Vivacqua

Resumo


Resumo: O artigo analisa a resistência político-cultural empreendida pela revista La Bicicleta e pelo grupo Colectivo Acciones de Arte (CADA) no contexto da ditadura militar no Chile (1973-1990). Na análise, apresentamos, primeiramente, as transformações ocorridas no campo cultural chileno após o golpe de 1973, com destaque para a chamada “operação limpeza” realizada pela ditadura. Seu objetivo era minar as produções artísticas que apresentavam uma visão positiva sobre o governo de Salvador Allende e direcionar as artes para a construção de um imaginário consoante com as ideias propagadas pelo regime militar. Em seguida, o artigo destaca o surgimento de La Bicicleta e do grupo CADA em meio a esse conturbado contexto, as suas respectivas formas de atuação e as reflexões que suscitaram sobre o papel político e social das artes, especialmente diante de um regime de exceção. As conclusões do artigo demonstram como tais iniciativas culturais ajudaram a contestar leituras históricas oficiais propagadas pelo pinochetismo e ofereceram estratégias inovadoras de denúncia política e resistência cultural.
Palavras-chave: ditadura militar chilena; resistência político-cultural; La Bicicleta; Colectivo Acciones de Arte.


Abstract: The article analyzes the political-cultural resistance carried out by the magazine La Bicicleta and by the group Colectivo Acciones de Arte (CADA) in the context of the military dictatorship in Chile (1973-1990). In this analysis, it was first presented the transformations that occurred in the Chilean cultural field after the 1973 coup, with emphasis on the so-called “cleaning operation” carried out by the dictatorship, which aimed to undermine artistic productions that presented an positive view of the Salvador Allende government, and direct the arts towards the construction of an imaginary in accordance with the ideas propagated by the military regime. Then, the article highlights the emergence of La Bicicleta and the CADA group in the midst of such a troubled context, their respective ways of acting and the reflections they raised on the political and social role of the arts, especially in the face of political exception regimes. The article’s conclusions demonstrate how such cultural initiatives helped to challenge official historical readings propagated by pinochetism and offered innovative strategies of political denunciation and cultural resistance. Keywords: chilean military dictatorship; political-cultural resistance; La Bicicleta; Colectivo Acciones de Arte.


Palavras-chave


ditadura militar chilena; resistência político-cultural; La Bicicleta; Colectivo Acciones de Arte; chilean military dictatorship; political-cultural resistance

Texto completo:

PDF

Referências


AGGIO, A. Democracia e socialismo: a experiência chilena. São Paulo: Editora Unesp, 1993.

BALCELLS, F. Acciones de arte hoy en Chile. La Bicicleta, Santiago de Chile, v. 9, n. 8, p. 7-10, nov.-dic., 1980. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-99319.html. Acesso: 26 maio 2023.

BEIGEL, F. Las revistas culturales como documentos de la historia latinoamericana. Utopía y Praxis Latinoamericana. Maracaibo, año 8, n. 20, p. 105-115, 2003.

BOSI, A. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BRAVO VARGAS, V. Neoliberalismo, protesta popular y transición en Chile, 1973-1989. Politica y Cultura. México, n. 37, p. 85-112, ene. 2012.

COBO MATURANA, M. Revista La Bicicleta: lenguaje visual de una resistencia cultural. 2015. 308f. Tesis – (Título en Diseño Grafico). Universidad de Chile, Santiago de Chile, 2015.

CATALÁN, C.; MUNIZAGA, G. Políticas culturales estatales bajo el autoritarismo en Chile. Santiago: CLACSO, 1986.

COELHO NETO, R. Exílio, intelectuais, literatura e resistência política nas revistas Literatura Chilena e Araucaria de Chile (1977-1989). Rio de Janeiro: Multifoco, 2017.

COLECTIVO ACCIONES DE ARTE. Poesia: imaginar esta página completamente blanca. Hoy, Santiago, Chile, v. 1, n. 115, s/p., 3 oct. 1979.

DALMÁS, C. Brigadas muralistas e cartazes de propaganda da Experiência Chilena (1970-1973), 2006. 191 f. Dissertação – (Mestrado em História Social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.

DECLARACIÓN DE PRINCIPIOS DEL GOBIERNO DE CHILE, Santiago, marzo 11 de 1974. Archivo Chile/CEME. Centro de Estudios Miguel Enriquez. Disponível em: http://www.archivochile.com/Dictadura_militar/doc_jm_gob_pino8/DMdocjm0005.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

DEL ALCÀZAR, J. Chile en la pantalla. Cine para escribir y para enseñar la historia (1970-1998). Santiago: DIBAN/Universitat de València, 2013.

DEL POSO ARTIGAS, J. Diccionario histórico de la dictadura cívico-militar en Chile. Santiago: LOM Ediciones, 2018.

DONOSO FRITZ, K. Discursos y políticas culturales de la dictadura cívico militar chilena, 1973-1988. Dossier Chile contemporâneo. Santiago, n. 29, agosto, p. 01-34, 2012.

DURAN, S. Ríe cuando todos estén tristes: el entretenimiento televisivo bajo la dictadura de Pinochet. Santiago: LOM Ediciones, 2012.

ERRÁZURIZ, L. H. Dictadura militar en chile. Antecedentes del golpe estético-cultural. Latin American Research Review, v. 44, n. 2, p. 136-157, 2009.

FFRENCH-DAVIS, R. Entre el neoliberalismo y el crecimiento con equidad: tres décadas de política económica en Chile. Santiago: LOM Ediciones, 2003.

JARA, I. Discurso cultural da ditadura chilena. Entre a pátria e o mercado. In: MOTTA, R. P. S. (Org.). Ditaduras militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, p. 313-333.

JORDÁN, L. Música y clandestinidad en dictadura: la represión, la circulación de músicas de resistencia y el casete clandestino. Revista Musical Chilena, Santiago, v. 63, n. 212, p. 77-102, jul./dic. 2009.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: Unesp, 2014.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro Editora, 2012.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

La Bicicleta (1978-1987). Disponível em: www.memoriachilena.gob.cl. Acesso: 26 maio 2023.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2006.

NEUSTADT, R. CADA Día: la creación de un arte social. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2001.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP, n. 10, 1993, p. 12.

OSÓRIO FERNÁNDEZ, J. La Bicicleta, el Canto Nuevo y las tramas musicales de la disidencia: música popular, juventud y política en Chile durante la dictadura, 1976-1984. A contracorriente, v. 8, n. 3, p. 255-286, 2011.

PARA NO MORIR DE HAMBRE EN EL ARTE. COLECTIVO ACCIONES DE ARTE - CHILE. La Bicicleta, Santiago de Chile, v. 1, n. 5, p. 22-24, nov./dez, 1979. Cronica. Disponível em: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-54776.html. Acesso em: 26 maio 2023.

POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, vol. 2, nº3, 1989, p. 3-15

POLÍTICA CULTURAL DEL GOBIERNO DE CHILE, Santiago, Departamento Cultural - Asesoría Cultural de la Junta De Gobierno, 1975. Biblioteca del Congreso Nacional de Chile. Disponível em: https://www.bcn.cl/obtienearchivo?id=documentos/10221.1/39504/1/135512.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

PROGRAMA Básico de la Unidad Popular, 17 dez. 1969. In: Marxists Internet Archive: archivo Salvador Allende. [01 jan. 2016]. Disponível em: https://www.marxists.org/espanol/allende/1969/diciembre17.htm. Acesso em: 26 maio 2023.

RICHARD, N. Márgenes e instituciones: arte en Chile desde 1973. Santiago de Chile: Metales Pesados, 2014.

ROCCA, P. Por qué, para qué una revista (sobre su naturaleza y su función en el campo cultural latinoamericano). Hispamérica, ano 33, n. 99, p. 3-19, 2014.

ROSENFELD, L. Instalación en Galería Centro Imagen. Santiago: [s.n.], 1979. 1 fotografia. Disponível em: http://archivosenuso.org/cada/accion#viewer=/viewer/31%3Fas_overlay%3Dtrue&js=. Acesso em: 29 maio 2023.

SÉMELIN, J. “Qu’est-ce que ‘résistir’?” Esprit, Paris, v. 01, n. 198, jan. 1994, p. 50-63.

SARLO, B. Intelectuales y revistas: razones de una práctica. America, Cahiers du CRICAL, Paris, Sorbonne la Nouvelle, n. 9-10, p. 9-15, 1992.

SCHMIEDECKE, N. A. “Nuestra mejor contribución la hacemos cantando”: a Nova Canção Chilena e a “questão cultural” no Chile da Unidade Popular. 2017. 270 f. Tese (Doutorado em História e Cultura Social), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), 2017.

SUBERCASEAUX, B. Historia de las ideas y de la cultura en Chile: desde Independencia hasta el Bicentenario. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, vol. III, 2011.

TARCUS, H. Las revistas culturales latinoamericanas: giro material, tramas intelectuales y redes revisteriles. Buenos Aires: Tren en Movimiento, 2020.

TORRES VÁSQUEZ, R. P. Así pedaleábamos. Santiago de Chile: Salviat Impresores, 2014.

VALDIVIA DE ZÁRATE, V. Pinochetismo e guerra social no Chile. In: MOTTA, R. P. S. (Org). Ditaduras Militares: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, p. 121-141.

YENTZÉN PERIC, E. La voz de los setenta: un testimonio sobre la resistencia cultural a la dictadura, 1975-1982. Santiago de Chile: CIPOD, 2014.

WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.16-43

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Adriane Vidal Costa, Isadora Bolina Monteiro Vivacqua

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.