Revista do Centro de Estudos Portugueses

Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

 

Revista do Centro de Estudos Portugueses, established in 1979, is the oldest journal in activity at the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being linked from its origin to the Center for Portuguese Studies. It is a peer-reviewed biannual journal that aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Portuguese Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on Portuguese literature.

Qualis B2, área de Letras e Linguística, ano base de 2015.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.



Imagem para capa da revista

Notícias

 

DOSSIÊ SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

 


 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES

DOSSIÊ SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

 

“Quando eu morrer voltarei para buscar/ os instantes que não vivi junto ao mar”

 


 

 

Às vésperas das comemorações dos 100 anos de Sophia Mello Breyner Andresen, a Revista do Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais torna pública a chamada para submissões de artigos visando compor dossiê temático sobre a extensa obra da autora: seus livros de poesia, contos, literatura infantil, teatro, ensaio e traduções. Contemplada com o Prêmio Camões em 1999, Sophia é uma das vozes mais importantes do século XX português e não deixou de ser convocada por autores como Jorge de Sena, Herberto Helder, Adília Lopes, e os brasileiros Murilo Mendes, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, por exemplo. Com sua poesia recém reabilitada para os leitores brasileiros, em um volume organizado pelo também poeta Eucanaã Ferraz, julgamos ser fundamental e necessário voltar a interpelar sua obra. Diante disso, convidamos os pesquisadores da área de Literatura Portuguesa a contribuir com investigações as mais diversas, que tenham por corpus a produção da autora de Mar novo e/ou a coloque em relação com seus contemporâneos e extemporâneos.

 

Comitê Editorial: Sofia de Sousa Silva (UFRJ), Raquel dos Santos Madanêlo Souza (UFMG) e Roberto Bezerra de Menezes (UFMG)

 

Prazo de submissão: 01 de junho de 2018 a 30 de agosto de 2018

Previsão de publicação: setembro/2018


 
Publicado: 2018-06-04
 
Outras notícias...