Autoria feminina e performance em A Sibila/ Female Authorship and Performance in A Sibila

Elizete Albina Ferreira, Maria de Fátima Gonçalves de Lima

Resumo


Resumo: O presente artigo pretende discutir como Agustina Bessa-Luís, em seu romance A Sibila, lança um olhar sobre questões contemporâneas urgentes, a exemplo da condição de opressão a que muitos sujeitos, homens e mulheres, são submetidos, ao mesmo tempo em que realiza, no enredo, uma performativa, reiterando e produzindo a força transcendente e cíclica das duas Sibilas: Quinta e Germana. Nesse romance, particularmente, o leitor é conduzido por sendas que desnudam aspectos sociais e históricos por meio de situações cotidianas que, a princípio, podem parecer banais, mas que, quando assentamos nelas o olhar, mostram, por meio da arte da palavra, que a mulher tem muito o que dizer, comprovando que Agustina Bessa-Luís soube dar corpo à possibilidade de uma escrita a partir do universo feminino.
Palavras-chave: Agustina Bessa-Luís; Autoria feminina; Performance; A Sibila.


Abstract: This article intends to discuss how Agustina Bessa-Luís, in her novel A Sibila, takes a look at urgent contemporary issues, such as the condition of oppression to which many subjects, men and women, are subjected, at the same time that she performs, in the plot, a performative one, reiterating and producing the transcendent and cyclic force of the two Sibyls: Quinta and Germana. In this novel, particularly, the reader is led along paths that lay bare social and historical aspects through everyday situations that, at first, may seem banal, but which, when we look at them, show, through the art of the word, that the woman has a lot to say, proving that Agustina Bessa-Luís knew how to embody the possibility of a writing from the feminine universe.
Keywords: Agustina Bessa-Luís; Female authorship; Performance; A Sibila.


Palavras-chave


A Sibila; Agustina Bessa-Luís; Feminino; Female authorship; Performance

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.42.68.108-122

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