Em Tese

Em Tese é um periódico eletrônico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da FALE-UFMG, dedicado a divulgar produções e pesquisas nas áreas de Estudos Literários e de Artes.

A revista aceita submissões de textos inéditos – artigos, resenhas, recensões, traduções que contemplem as seguintes áreas: Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas Modernas e Contemporâneas, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Notícias

 

MITO E LITERATURA

 

Imagem: "Yube", Juliana Gontijo

 

MITO E LITERATURA, v. 22, n. 2 - maio/ago. 2016

Chamada aberta até 1º de agosto de 2016.

As mitologias dos chamados povos originários ou tradicionais foram fundamentais para a formação da literatura brasileira. Grandes obras, como Macunaíma, de Mário de Andrade, O Guesa, de Sousândrade, e o "Manifesto antropófago", de Oswald de Andrade, foram construídas a partir dessas mitologias. Aliás, as literaturas nacionais de todo o mundo parecem ter como um de seus principais alicerces a apropriação de narrativas dos seus povos originários. Hoje, no Brasil, esses povos estão produzindo e publicando livros escritos por eles próprios. Essas novas – todavia bastante antigas – textualidades que se dão a ler trazem à tona uma multiplicidade de cosmovisões que habitam esses livros sob as variadas formas do mito. Neste sentido, este dossiê pretende colocar em questão as relações entre mito e literatura, passando pelas vias interdisciplinares da arte, da filosofia, da antropologia e mesmo da educação, levando-se em conta que tanto as culturas indígenas quanto as culturas afro-brasileiras apenas recentemente, com a lei 11.645 de março de 2008, tornaram-se conteúdos obrigatórios nos currículos das escolas brasileiras. Convidamos os alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores e artistas para colaborarem com este número da Em Tese com o envio de trabalhos que proponham diálogos e reflexões a partir das múltiplas relações entre o mito e a literatura. 

 

LITERATURA E EDIÇÃO (chamada em elaboração), v. 22, n. 3 - set./dez. 2016

Chamada aberta até 1º de dezembro de 2016.

 
Publicado: 2016-04-25
 
Outras notícias...

v. 21, n. 3 (2015): Paisagem: substância lenhosa da língua


Capa da revista
Imagem: Leonora Weissmann