Em Tese

A Em Tese é um periódico eletrônico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG dedicado a divulgar produções e pesquisas nas áreas de Estudos Literários e de Artes.

A revista aceita textos inéditos – artigos, resenhas, relatos de ensino e traduções – que contemplem as áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas Estrangeiras Modernas, e Literatura Comparada.

Notícias

 

Conflitos com o Outro na Literatura Anglófona

 

Fonte: “Otherness (New Abstract From Gaya)”. https://br.pinterest.com/pin/354517801901873689/

Em meio à diversidade de sujeitos na literatura, o escopo da crítica literária também se amplia constantemente. Com a pluralidade de sujeitos, com o questionamento de suas capacidades de agência e com a exposição de narrativas como construtos textuais, nota-se uma miríade de conflitos envolvendo o convencionado e aquilo que diverge, o Outro. Na literatura de língua inglesa, o Outro se apresenta nas mais diversas temáticas de pesquisa: na literatura de guerra, o Outro é o inimigo, ou mesmo a noção de si; na literatura de diáspora, o Outro existe em face a deslocamentos; na literatura de ficção científica, o Outro pode estar em um dado novum ou mesmo naquilo em que se torna a humanidade em um futuro imaginado, ou em uma realidade alternativa; na literatura afro-americana, o Outro tanto pode ser o homem branco, como nos romances de Gloria Naylor, ou o sujeito negro formando sua identidade, como em Invisible Man; finalmente, na literatura escrita por mulheres, o gênero se apresenta como fonte de conflito, envolvendo resistência e opressão. Os conflitos com o Outro na literatura anglófona abarcam essas e diversas outras temáticas de pesquisa, todas bem-vindas neste dossiê.

Atenta à relevância dessa temática, a Em Tese convida autores a enviarem artigos sobre conflitos com o Outro na literatura de língua inglesa. As submissões podem ser feitas em inglês ou em português e devem seguir os parâmetros para autores detalhados no site da revista.

 

Prazo para submissões: 29 de janeiro de 2018 a 6 de abril de 2018.

 

A partir desta chamada, haverá duas mudanças na política de seção da Em Tese:

  1. A seção Crítica Literária, Outras Artes e Mídias agora será Teoria, Crítica Literária, Outras Artes e Mídias, que aceita submissões de artigos e ensaios de temática livre que desenvolvam temas de relevância à teoria literária, à crítica literária e à crítica de outras artes e mídias, tais como artes visuais, audiovisuais, sonoras, teledramáticas, performativas e suas interfaces com a cultura.
  2. A seção Teoria da Literatura e Ensino de Literatura agora será Ensino de Literatura, que aceita submissões de artigos, relatos de sala e ensaios que desenvolvam reflexões sobre metodologias, práticas e questões de relevância para o Ensino de Literatura ou de Ensino de Teoria de Literatura.
Vale lembrar que as seções Ensino de Literatura, Teoria, Crítica Literária, Outras Artes e Mídias, Tradução e Edição, Resenhas e Em Tese recebem submissões em fluxo contínuo sobre temas que não necessitam estar relacionados ao tópico do dossiê.
 
Publicado: 2018-01-29
 
Outras notícias...

v. 22, n. 3 (2016): A LITERATURA & O LIVRO


Capa da revista
Imagem: Daisy Turrer