Pablo Neruda viene volando: teatro e anarquismo

Larissa Gouveia Duarte

Resumo


Este artigo pretende averiguar a existência de traços libertários na peça  Pablo Neruda viene volando, do grupo de teatro Ictus e Jorge Díaz. Para alcançar os objetivos, vamos realizar uma breve exposição sobre as relações entre teatro e anarquismo no Chile, partindo de El movimiento libertario en chile: 1840 - hoy, de Larry Gambone; Textos anarquistas, de Mikhail Bakunin; Teoria política e método de análise no pensamento de Bakunin, entrevista de René Berthier a Felipe Corrêa; Teatro e pulsão anárquica: estudos teatrais no Brasil, Chile e Argentina, Canción de cuna para un anarquista: reflexão sobre o tempo como território móvil e Teatro chileno y anarquismo (desde comienzos de siglo XX hasta el período dictatorial), de Sara Rojo; e ¿Teatro ácrata o teatro obrero? Chile, 1895-1927, de Serio Grez Toso. Em seguida, apresentaremos brevemente a história do grupo Ictus e Jorge Díaz para, finalmente, analisarmos a peça.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.