Tempo e movimento: o futebol na pintura brasileira

Lucia Teixeira

Resumo


O artigo discute modos de dar visibilidade estética ao movimento desencadeado num campo de futebol e em seus entornos sócio-históricos. Para isso, analisa trabalhos de Djanira, Portinari, Rebolo, Claudio Tozzi, Nelson Leirner e Osgemeos, detendo-se na questão da presença sensível que institui um ritmo na articulação entre o tempo, o espaço e o corpo do sujeito. As imagens de diferentes momentos históricos da arte brasileira, analisadas sob a perspectiva da semiótica plástica, permitem reconstituir uma linha temporal que associa o futebol a paixões que vão da idealização romântica ao pragmatismo do mercado.


Palavras-chave


Futebol; Pintura brasileira; Presença; Semiótica plástica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.1.1.50-64

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ISSN: 2526-4494 / Qualis-Capes: A4 (provisório)


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