A cultura das figurinhas: as configurações de linguagens do colecionismo no álbum da Copa do Mundo FIFA 2018

Anderson Gurgel Campos, Helena Maria Afonso Jacob

Resumo


Desde 1970, o lançamento do álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo FIFA é um dos momentos mais esperados pelos fãs no período de preparação para esse megaevento esportivo. Para muitos, o Mundial de Futebol começa quando a febre das figurinhas toma escolas, parques, festas e conversas de botequim. Neste artigo estudamos o fenômeno do colecionismo no álbum da Copa do Mundo da Rússia 2018, sob o ponto de vista dos significados tanto deste objeto como das relações que os fãs desenvolvem com as figurinhas e com o álbum. O referencial teórico para a análise é a semiótica da cultura, de Iúri Lotman, além de aspectos centrais das teorias do jogo e dos megaeventos esportivos. O objetivo é contribuir para melhor entendimento da Copa do Mundo como texto da cultura e para a reflexão sobre as práticas realizadas nesse evento e seus impactos no público apaixonado por futebol.



Palavras-chave


Álbum de figurinhas; Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018; Colecionismo; Semiótica da cultura; Megaeventos esportivos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.3.2.9-27

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ISSN: 2526-4494 / Qualis-Capes: A4 (provisório)


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