Fidelização econômico-torcedora e laços de vinculação com o clube: uma análise dos programas sócio-torcedor cariocas

Jimmy Medeiros, Philippe Guedon

Resumo


As formas de torcer podem ser manifestadas por meio de diversas atitudes, assim como através de distintos laços com o clube. Em meio ao atual projeto modernizador do futebol verifica-se a tendência a elitização dos estádios, elevação do valor do ingresso e conversão do torcedor em espectador ou consumidor. Uma das faces desse projeto é o mecanismo de fidelização torcedora: os programas de sócio-torcedor. Essa fidelização, de modo específico, é um fenômeno que responde a diversas motivações, racionais ou não. Assim, o objetivo do artigo é compreender os motivadores para a adesão, suas vantagens e desvantagens. Mais ainda, é pretendido avaliar diferenças no torcer e no relacionamento com outros indivíduos e grupos. O foco pesquisado são os programas atuais dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. Metodologicamente, o trabalho conta com entrevistas qualitativas e análise dos discursos oficiais dos clubes e movimentos para a associação.


Palavras-chave


Futebol; Sócio-torcedor; Modernização; Torcidas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.4.2.25-42

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ISSN: 2526-4494 / Qualis-Capes: A4 (provisório)


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