O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira é um periódico semestral, com avaliação de pares, mantido pelaFaculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 1982. Tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Brasileira, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira is a peer-reviewed biannual journal, sponsored by the School of Letters of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 1982. It aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Brazilian Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.



Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES: dossiê "Olhares Contemporâneos sobre Guimarães Rosa"

 

No 110° aniversário de nascimento de Guimarães Rosa, o volume 27, nº 3 de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, a ser publicado no segundo semestre de 2018, propõe uma revisita à obra do escritor mineiro a partir de olhares contemporâneos. Para isso reunirá trabalhos que enfoquem, nos textos de Guimarães Rosa, temas e ou questões que apresentem inovações reflexivas, novas perspectivas em relação aos estudos consagrados sobre o autor. A revista privilegiará trabalhos que revelem a potência inventiva e não domesticada da escrita literária rosiana, os diálogos existentes entre a obra, pensamentos críticos e proposições culturais e estético-literárias da atualidade. Os textos deverão ressaltar luzes que a produção do autor lançam sobre o presente, procurando desvelar sentidos ainda pouco tratados, com o intuito de renovar as formas habituais de leitura de sua ficção. Interessam-nos, portanto, formulações que almejem deslocar linhas de investigações tradicionais, ou ampliar seu alcance, abrindo caminho para o surgimento ou o desenvolvimento de singulares vertentes interpretativas, formas diferenciais de abordagem frente às criações do escritor. Como exemplo de temas, perspectivas ou problemas de interesse, podemos mencionar as releituras que têm sido feitas da obra rosiana enfocando, sob novos parâmetros, questões e conceitos relativos a comunidade, ética, justiça, categoria popular, arquivo, relações interartes, indeterminação discursiva, pluralidade de vozes, crítica da crítica... A revista acolherá, ainda, na seção Vária, artigos que analisem temas diversos da Literatura Brasileira e resenhas de livros de ficção, poesia ou crítica publicados nos últimos três anos. O prazo para o envio de colaborações é até 01 de maio de 2018.

Comissão organizadora:

Clara Rowland (Universidade Nova de Lisboa)

Claudia Campos Soares (Universidade Federal de Mnas Gerais)

Ettore Finazzi-Agrò (Universidade de Roma "La Sapienza")

Roniere Menezes (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

 
Publicado: 2018-04-18
 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES / CALL FOR PAPERS: dossiê "Gosto, memória e escrita" / thematic issue "Taste, memory, and writing"

 

Gosto, memória e escrita

O presente volume pretende reunir textos resultados de estudos interdisciplinares que exploram o eixo "Literatura e Alimentação” como base de reflexão crítica e teórica. Se há muito a literatura escreve uma espécie de biografia gastronômica, e a alimentação dá a ler os homens e as suas culturas, de que forma os escritores brasileiros tomam o gosto e a memória como dispositivos capazes de alargar a compreensão das vivências passadas e do presente? E as sociabilidades em torno da mesa, da cozinha, dos espaços domésticos, dos gestos que envolvem a produção, a circulação e o consumo dos alimentos em várias instâncias da cultura nacional, como são problematizados e apresentados pela ficção e poesia?

Com o objetivo de agregar ao vigoroso elenco de referências clássicas disseminadas no Épico de Gilgamês, na Odisséia, na Bíblia, nas As mil e uma noites, na Recherche, de Proust, ou em As cidades e as serras de Eça, indagar-se-á como obras de diversos autores brasileiros interceptam e problematizam o lugar da comida na cultura e, tal como no verso do Rilke lembrado intertextualmente pela poeta Adília Lopes, faz "dançar a laranja".

Data limite para submissão dos artigos: 01 de setembro de 2018.

 

Organizadores:

 

SAL - sobre alimentos e literaturas

 

Sabrina Sedlmayer (Faculdade de Letras/UFMG)

José Newton Coelho Meneses (Departamento de História/FAFICH-UFMG)

 

 

***

 

Taste, memory, and writing

This volume aims at gathering texts which result from interdisciplinary studies that explore the axis “Literature and Food” as the base for a critical and theoretical reflection. If it has been for a long time that literature writes a kind of gastronomy biography, and that food gives the power to read men and their culture in which way Brazilian writers take taste and memory as devices capable of broadening the understanding of past and present experiences? What about the conviviality around the table, kitchen, and domestic spaces, and the gestures involving the production, circulation, and consumption of food in several instances of national culture are they problematized and presented in fiction and poetry? To add to the vigorous cast of classical widespread references in The Epic of Gilgamês, in The Odyssey, in The Bible, in A Thousand and One Nights, in Proust’s Recherche, and in The Cities and the Mountains of Eça de Queirós we inquire how the works of several Brazilian authors intercept and problematize the place of food in culture, and as in Rilke’s verse intertextually remembered by the poet Adília Lopes in “make the orange dance”.

Submission deadline: September 1st 2018.

Editors of the number:

Sabrina Sedlmayer (Faculdade de Letras/UFMG)

José Newton Coelho Meneses (Departamento de História/FAFICH-UFMG)

 

 
Publicado: 2018-04-18
 

Estatísticas

 
Estatística de acesso  
Publicado: 2014-11-29 Mais...
 

Indexações

 
Indexações  
Publicado: 2014-11-01 Mais...
 
Outras notícias...