Os leopardos kafkianos de Moacyr Scliar: provocações, ditadura e humor entre dois judeus
Resumo
A partir do aforismo de Franz Kafka reproduzido por Moacyr Scliar em seu livro Os leopardos de Kafka, propomos uma reflexão sobre violência e humor entre os dois escritores, que têm em comum a origem e a tradição judaica. Primeiramente procuramos estabelecer os pontos de contato entre os escritores Moacyr Scliar e Franz Kafka, para, em seguida, enfocarmos a questão da violência expressa desde o ponto de vista mítico (no aforismo kafkiano) e
desde o ponto de vista político (no texto de Scliar). Reflexões tais como os micropoderes (Michel Foucault) e conceitos de violência (Hannah Arendt) fundamentam nossa abordagem literária.
desde o ponto de vista político (no texto de Scliar). Reflexões tais como os micropoderes (Michel Foucault) e conceitos de violência (Hannah Arendt) fundamentam nossa abordagem literária.
Palavras-chave
Moacyr Scliar; Franz Kafka; Violência; Humor.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.17.0.33-44
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2008 Eduardo Manoel de Brito

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN 2358-9787 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.