Editorial

Ana Cristina Fricke Matte, Adriane Teresinha Sartori, Andréia Teixeira, Christian Catão Souza, Juliana de Paiva Vieira Soares, Eliane Lima Piske

Resumo


Apresentação

O UEADSL, Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre promovido pelo grupo Texto Livre desde 2010, foi inicialmente concebido para ser palco do ensino-aprendizagem de discentes de graduação com foco na leitura e escrita de textos acadêmicos, mas cada vez mais é utilizado por professores e orientadores de pós-graduação stricto senso e lato senso como recurso complementar na formação de pesquisadores e docentes.

Esta edição do UEADSL é prova disso, com apenas 30% dos autores provenientes da graduação. É também a primeira edição em que todos autores são orientandos ou alunos de membros da Comissão Científica. Existem diferenças entre os trabalhos de autores da graduação ou da pós, mas o formato do evento permite que todos participem com a mesma visibilidade, o que vai exatamente na linha contrária àquela exigida atualmente pelos avaliadores da CAPES e associações científicas as quais buscam valorizar a carreira acadêmica.

Por quê o UEADSL faz diferente? Porque a educação que o norteia tem como princípios fundadores: i) empoderar o sujeito educando, ii) valorizar o conhecimento aberto por meio do acesso irrestrito a materiais de diferentes níveis, iii) valorizar a prática colaborativa durante o processo de escrita e iv) valorizar a troca de conhecimento livre durante a interação no blog.

É assim o saber hacker: assim como o mestre aprende quando ensina, o discípulo também aprende quando ensina, seja ao mestre, seja a outros discípulos. É assim que acontece em redes primitivas da internet, como o Internet Relay Chat que usamos na nossa secretaria, e em fóruns de ajuda sobre o uso de tecnologias livres. Esse modo de fazer saber não distingue as pessoas só pela quantidade de conhecimento, mas pela frequência e eficiência de seu compartilhamento.

Os tópicos no editorial (em PDF) foram organizados a partir da temática, a fim de apresentar cada um dos artigos que estão publicados nos Anais e permitir ao leitor considerar as relações entre os diferentes trabalhos. Boa Leitura!

Ana Cristina Fricke Matte

Coordenadora da Comissão Científica

UEADSL2017.1


Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet; ensino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ana Cristina Fricke Matte, Adriane Teresinha Sartori, Andréia Teixeira, Christian Catão Souza, Juliana de Paiva Vieira Soares, Eliane de Lima Piske

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220