O imaginário feminino nas obras de Griselda Gambaro, Isidora Aguirre e Maria Adelaide Amaral
Resumo
O propósito deste artigo é fazer uma análise comparativa das obras dramáticas de Griselda Gambaro – La Malasangre, Isidora Aguirre - Los Papeleros, e Maria Adelaide Amaral – Intensa Magia; enfatizado o papel das figuras femininas, nas obras, e a relação social, política e cultural que estas desempenham junto à nossa sociedade.
El propósito de este artículo es hacer un análisis comparativo de las obras dramáticas de Griselda Gambaro – La Malasangre, Isidora Aguirre – Las Papeleros y Maria Adelaide Amaral – Intensa Magia, dando énfasis al papel de las figuras femeninas, en las obras, y la relación social, política y cultural que éstas desempeñan en nuestra sociedad.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIRRE, Isidora. Los Papeleros. Santiago: Editorial Torsegel, 1989.
AMARAL, Maria Adelaide. Intensa Magia (original - texto ainda não editado).
BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa. Tendências e Impasses – O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
GAMBARO, Griselda. Teatro 1 - La Malasangre. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1984.
GUINSBURG, J.; COELHO NETO, J. Teixeira; CHAVES CARDOSO, Reni (Org.). Semiologia do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.
FARINA, Soledad. Reflexiones en torno a la emergencia de una escritura femenina. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). ¿Y Nosotras Latinoamericanas? Estudos sobre Gênero e Raça. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 1992.
UBERSFELD, Anne. Semiótica Teatral. Madrid: Cátedra – Universidade de Múrcia, 1989.
URRUTIA, Elena. Una experiencia mexicana. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). ¿Y Nosotras Latinoamericanas? Estudos sobre Gênero e Raça. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 1992.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.3.0.47-64
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 1998 Marcos Antônio Alexandre