Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Leonor SCLIAR CABRAL

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Leonor SCLIAR CABRAL
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/user/profile
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina / Brasil
Brasil
LEONOR SCLIAR-CABRAL é doutor em Linguística pela USP, Professor Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal. Eleita em julho de 1991 na Univ. de Toronto, Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics, reeleita na Universidade de Bolonha, é atualmente Presidente de Honra. Foi presidente da União Brasileira de Escritores em Santa Catarina (1995-1997) e presidiu a ABRALIN, no biênio 1997-1999. Pertence ao Conselho Editorial de: International Journal of Psycholinguistics, Cadernos de Estudos Linguísticos, Letras de Hoje (fundadora), Revista da ABRALIN entre outros. Pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, coordena o Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente, alimentando o banco mundial de dados CHILDES e os projetos Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional e Cátedra UNESCO MECEAL na UFSC. Com dezenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior, citam-se Introdução à Linguística (Globo, 7ª edição); Introdução à Psicolinguística (Ática, 1990); Romances e Canções Sefarditas - Sec. XV ao XX (Massao Ohno, 1990); Memórias de Sefarad (Athanor, 1994); De senectute erotica (Massao Ohno, 1998); Poesia espanhola do século de ouro (Letras Contemporâneas, 1998); “O outro, o mesmo” (In J.L. Borges, Obra completa, Globo, 1999); Cruz e Sousa, o poeta do desterro (versão poética para o francês com M.-H. Torres das legendas do filme de Sylvio Back, Sete Letras, 2000); Princípios do sistema alfabético do português do Brasil e Guia Prático de alfabetização (Contexto, 2003), O sol caía no Guaíba (Prym, 2006); com C. R. Caldas-Coulthard (Orgs.), Desvendando discursos: conceitos básicos (EDUFSC, 2008); Sagração do Alfabeto (São Paulo: Scortecci, 2009); Psycholinguistics Scientific and technological challenges (Org., Porto alegre:EDIPUCRS, 2010). Foi indicada como finalista do Prêmio Jabuti 2010, na categoria Poesia, pela obra Sagração do Alfabeto. José (Editora Lili, 2017), Prêmio Elisabete Anderle, na categoria Literatura.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
Caligrama: Revista de Estudos Românicos
ISSN 0103-2178 (impressa) / ISSN 2238-3824 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.