Lutas, discursos e corpos: a poesia de slam como arte performática e prática feminista decolonial

Jéssica Antunes Ferrara

Resumo


Neste breve estudo pretende-se apresentar o movimento de poesia de slam pensado a partir do viés da arte performática contemporânea e da crítica decolonial. A ênfase será dada no caráter político que a performance adquire dentro do movimento, o que permite, ainda, seu entendimento enquanto uma prática feminista de cunho decolonial. Isso ocorre porque, conforme será explicitado, o poetry slam oferece a possibilidade de produção, fala e escuta dos discursos de mulheres não-brancas, não-héteros, não-cis etc. Assim, o movimento de poesia de slam pode ser considerado, por si, como um movimento da decolonialidade, pois ao proporcionar um espaço de reconhecimento da pluralidade de experiências sociais, atua na desestruturação do sistema engendrado pela colonialidade do poder.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.216-235

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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