FuLiA / UFMG

Notícias

 

Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes

 

ATENÇÃO: a revista FuLiA/UFMG migrou para a plataforma de Periódicos da UFMG. A partir de agora, os novos artigos deverão ser submetidos aqui: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/announcement.

Este periódico eletrônico de fluxo contínuo, quadrimestral, tem o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o esporte relacionadas aos estudos da linguagem e cultura, das ciências humanas, artes e mídias e do lazer.

A FuLiA / UFMG aceita submissões, preferencialmente de doutores, de artigos e ensaios para as seções Dossiê e Paralelas, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução/Edição.

A revista conta ainda com a seção Poética, sob a responsabilidade dos editores, que pretende publicar áudios, imagens, vídeos e textos artísticos em diálogo com o dossiê temático. 

Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), fundado em 2010, da Faculdade de Letras da UFMG. 

Avaliação provisória Qualis-Capes (2019): A4.

 

 
Publicado: 2019-06-26
 

CHAMADA v. 5, n. 3 (2020): submissão até 15 de dezembro de 2020.

 

(AUTO)BIOGRAFIAS NO MUNDO DOS ESPORTES

ImagemFuLiA / UFMG.

As narrativas sobre a vida dos personagens mais destacados do futebol e do mundo dos esportes, como os grandes atletas, técnicos e dirigentes, assim como de personagens trágicos, pitorescos ou controversos que também fazem parte desse universo, sempre atraíram grande interesse, tanto por parte do público quanto dos estudiosos do fenômeno esportivo.

Um interesse que talvez se justifique pelo fato de que um mega espetáculo desportivo, como é o caso do futebol, é sempre mais do que um simples jogo ou prática atlética, mas um campo fértil para a elaboração de significações, identificações e projeções de nossos desejos, dilemas, alegrias e sofrimentos. Por meio da complexa rede de discursos que se desenvolve em torno do esporte, o que se desenrola dentro do campo de jogo entra sempre, de alguma forma, em relação com o que acontece fora dele. Como parte dessa rede, as (auto)biografias dos personagens esportivos são uma dessas linhas de fuga que, de diferentes maneiras, ligam o esporte e a vida, o jogo e a experiência existencial de seus aficionados. Daí, talvez, o nosso fascínio pela história do craque humilde que alcançou o estrelato apesar de todas as dificuldades, do dirigente poderoso que exerceu sua força sobre as instituições esportivas ou do simples garoto que imaginou um dia se tornar um ídolo e teve seu sonho ceifado pelas armadilhas do destino.

Neste número da revista FuLiA/UFMG, nosso objetivo é reunir trabalhos que se dediquem a refletir sobre as múltiplas possibilidades de leitura dos relatos biográficos e autobiográficos sobre personagens do mundo do futebol e dos esportes em geral, considerando suas significações, suas relações com o modo como vivemos e construímos a experiência coletiva do esporte e sua importância na constituição de nossa cultura.

Organizadores: Francisco Pinheiro (Universidade de Coimbra); Marcelino Rodrigues da Silva (Faculdade de Letras - UFMG).

 

 
Publicado: 2019-06-26
 
Outras notícias...

v. 4, n. 3 (2019): Futebol e política: transculturação e transformação no mundo da língua portuguesa


Capa da revista

Organizadores: Marcel Vejmelka (Universidade de Mainz, Alemanha); Elcio Loureiro Cornelsen (Faculdade de Letras - UFMG)

Editores: Elcio Loureiro Cornelsen; Gustavo Cerqueira Guimarães

Imagem: José Roberto Aguilar (Brasil)

Série Futebol I, 1976, óleo sobre tela, 113,8 x 146,5cm, coleção Museu de Arte Contemporânea da USP